O Curso Superior de Tecnologia em Conservação e Restauro do CEFET OP, em atendimento às diretrizes curriculares e atentos às necessidades sociais da região, tem como objetivo assegurar a formação de profissionais de nível superior, com capacitação técnica para o cumprimento das atividades de conservação e restauração de imóveis especialmente os de valor cultural, com visão crítica, abrangente e multidisciplinar, capazes de interagir com ampla gama de profissionais afetos às questões da construção civil, valorizando o patrimônio construído e utilizando, de forma racional, os recursos disponíveis.
Assim, o curso prioriza a compreensão dos processos tecnológicos e da metodologia de intervenção em bens culturais imóveis, cujas técnicas construtivas e materiais vernaculares vêm se perdendo ao longo dos anos pelo seu desconhecimento por parte dos operadores e planejadores das obras de restauração, conservação ou reforma. Este fato se agravou, sobremaneira, pelo desprezo que estas tecnologias ganharam no desenrolar do século XX, quando a industrialização sobrepujou os saberes e fazeres tradicionais e artesanais.
Para atingir este objetivo, o curso se articula em linhas metodologicamente estruturadas, cujos objetivos estão claramente definidos e articulados entre si, a saber:
- Fundamentação Técnico-Tecnológica: objetiva subsidiar o aluno nos aspectos técnico-tecnológicos, advindos da engenharia e da metodologia científica, permitindo o desenvolvimento das disciplinas de caráter tecnológico e prático-projetual.
- Fundamentação Histórico-Conceitual: objetiva subsidiar o aluno nos aspectos histórico-teórico-conceituais, possibilitando o entendimento contextualizado dos projetos e da tecnologia aplicada.
- Projetual: objetiva desenvolver as habilidades de desenho, de conhecimento diagnóstico dos objetos a serem restaurados e de processos de intervenção visando à conservação e à restauração de bens imóveis de caráter cultural.
- Tecnológica: objetiva promover o entendimento e o conhecimento de todos os materiais utilizados na arquitetura tradicional e aqueles utilizados modernamente em obras de conservação e restauração, assim como os sistemas e técnicas construtivos, possibilitando ao aluno propor soluções tecnológicas adequadas às teorias e aos conceitos da preservação.
- Gestão de Obras e Serviços: objetiva oferecer ao aluno conteúdos complementares, essenciais ao exercício profissional, assim como subsídios para atuação em gestão de obras e serviços, cujas ferramentas são essenciais para o exercício profissional de tecnólogo.
- Síntese: objetiva avaliar o processo de aprendizagem, através do trabalho de conclusão de curso e do estágio supervisionado.
A organização do curso nesta estrutura permite a priorização e a definição clara de seus objetivos, estabelecendo relações verticais e horizontais entre as diversas disciplinas. Verdadeiramente, pretende-se uma sólida integração entre as disciplinas do mesmo período, trabalhando de forma similar à “metodologia de projetos”.
A estruturação do curso segundo esta ótica permitirá, sobretudo, que os alunos realizem exercícios acadêmicos, baseados em objetos reais e palpáveis, que integrem a prática projetual a soluções tecnológicas compatíveis com os preceitos teóricos, legais e contextuais. O exercício da análise e da síntese baseado na crítica da realidade, na autonomia das decisões e na mensuração dos efeitos causados é fundamental para formar profissionais capazes de intervir em bens imóveis de valor cultural, muitas vezes protegidos por instrumentos legais municipais, estaduais ou federais e, mais que isto, representantes da identidade social e merecedores da afetividade de gerações.
Assim, o curso prioriza a compreensão dos processos tecnológicos e da metodologia de intervenção em bens culturais imóveis, cujas técnicas construtivas e materiais vernaculares vêm se perdendo ao longo dos anos pelo seu desconhecimento por parte dos operadores e planejadores das obras de restauração, conservação ou reforma. Este fato se agravou, sobremaneira, pelo desprezo que estas tecnologias ganharam no desenrolar do século XX, quando a industrialização sobrepujou os saberes e fazeres tradicionais e artesanais.
Para atingir este objetivo, o curso se articula em linhas metodologicamente estruturadas, cujos objetivos estão claramente definidos e articulados entre si, a saber:
- Fundamentação Técnico-Tecnológica: objetiva subsidiar o aluno nos aspectos técnico-tecnológicos, advindos da engenharia e da metodologia científica, permitindo o desenvolvimento das disciplinas de caráter tecnológico e prático-projetual.
- Fundamentação Histórico-Conceitual: objetiva subsidiar o aluno nos aspectos histórico-teórico-conceituais, possibilitando o entendimento contextualizado dos projetos e da tecnologia aplicada.
- Projetual: objetiva desenvolver as habilidades de desenho, de conhecimento diagnóstico dos objetos a serem restaurados e de processos de intervenção visando à conservação e à restauração de bens imóveis de caráter cultural.
- Tecnológica: objetiva promover o entendimento e o conhecimento de todos os materiais utilizados na arquitetura tradicional e aqueles utilizados modernamente em obras de conservação e restauração, assim como os sistemas e técnicas construtivos, possibilitando ao aluno propor soluções tecnológicas adequadas às teorias e aos conceitos da preservação.
- Gestão de Obras e Serviços: objetiva oferecer ao aluno conteúdos complementares, essenciais ao exercício profissional, assim como subsídios para atuação em gestão de obras e serviços, cujas ferramentas são essenciais para o exercício profissional de tecnólogo.
- Síntese: objetiva avaliar o processo de aprendizagem, através do trabalho de conclusão de curso e do estágio supervisionado.
A organização do curso nesta estrutura permite a priorização e a definição clara de seus objetivos, estabelecendo relações verticais e horizontais entre as diversas disciplinas. Verdadeiramente, pretende-se uma sólida integração entre as disciplinas do mesmo período, trabalhando de forma similar à “metodologia de projetos”.
A estruturação do curso segundo esta ótica permitirá, sobretudo, que os alunos realizem exercícios acadêmicos, baseados em objetos reais e palpáveis, que integrem a prática projetual a soluções tecnológicas compatíveis com os preceitos teóricos, legais e contextuais. O exercício da análise e da síntese baseado na crítica da realidade, na autonomia das decisões e na mensuração dos efeitos causados é fundamental para formar profissionais capazes de intervir em bens imóveis de valor cultural, muitas vezes protegidos por instrumentos legais municipais, estaduais ou federais e, mais que isto, representantes da identidade social e merecedores da afetividade de gerações.
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